A 5ml de uma nova vida

Home  /  Saúde  /  A 5ml de uma nova vida

A 5ml de uma nova vida

Post type Image 17
set,2015
Author Comment
Blog Post Like
23
Doe medula óssea

Em busca do aumento do número de doadores de medula óssea

Estou colocando no ar um novo canal onde pretendo falar tudo que vejo, observo e penso. Muitos sabem o momento em que vivo e nada mais justo e sincero que meu primeiro artigo seja sobre a doação de medula óssea.

Os números de câncer e doenças do sangue estão se multiplicando e cada vez mais observamos pessoas próximas enfrentando a busca por uma medula compatível. Existe receita para acabar com essa angústia que a estatística atual, que fala em uma para cem mil a chance de encontrar?

Claro que é utópico alcançar uma marca de 100% mas podemos aumentar muito a chance de quem precisa. Vivemos num país miscigenado e se não conscientizarmos as pessoas de todas as regiões, nossas chances diminuirão bastante.

Temos muitas doações na região sudeste, uma campeã, mas precisamos entender a razão do sucesso dessas lindas campanhas não chegarem ao norte, nordeste e centro-oeste. Segundo dados estatísticos do INCA, atualmente cerca de 70% a 80% de doadores são brancos, o que cria dificuldade para índios, negros e orientais e seus descendentes encontrarem uma.

Precisamos fazer alguma coisa para mudar essa situação e assim garantir uma diversidade genética.

Outro grande problema enfrentado é quando o paciente tem seu doador compatível, mas esse não é localizado. É bem comum, jovens se declararem doadores enquanto ainda moram com os pais e ao saírem de lá para terem suas vidas em seus novos lares não se lembrarem de atualizar o cadastro do REDOME.

É muito importante eventualmente atualizar contatos como número de telefone, e-mail e endereço.

Compartilhem com amigos para que tomem conhecimento e quem sabe não entrem essa luta onde todos sempre sairão ganhando.

Vou deixar abaixo links com informação de como, onde, quem pode doar e para atualização cadastral de doadores já cadastrados. Espero que seja útil e que vidas continuem sendo salvas.

Posso garantir a vocês que aprender pela dor é bem pior que aprender por amor. O que mais se passou pela minha cabeça na hora que vi meu amado filho precisando de uma medula foi: por que não pensei e não fiz nada antes?

Se já é doador, atualize seu cadastro pelo site www1.inca.gov.br/doador
ou através dos telefones: (21) 3207-5299 e (21) 3207-1449 (aceita a cobrar)
ou pelo e-mail: redome@inca.gov.br

Como posso me tornar um doador? (Website Ameo)

 

Sobre o Autor

Author
Octavio Fernandes
Analista de Sistemas acabei extrapolando um pouco meus horizontes. Gosto de observar e analisar tudo que vejo, ouço e sinto. Acredito que a vida é muito mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro... a vida é para ser curtida em todos os momentos, até nos mais difícieis! E olha que disso entendo...