As mulheres, o mercado de trabalho e a vida

Home  /  Cotidiano  /  As mulheres, o mercado de trabalho e a vida

As mulheres, o mercado de trabalho e a vida

Post type Image 16
dez,2015
Author Comment
Blog Post Like
5

mulher_arrumando_aviaoHoje o papo é sobre uma realidade que já era pra ser outra há muito tempo. É inadmissível que a diferença salarial entre homens e mulheres seja uma realidade. Segundo o IBGE, a diferença média entre os salários, em cargos de 44hs é de 20,32%, ou seja, é como se as mulheres trabalhassem sem receber por um período do ano. Diga-se de passagem, já estão trabalhando de graça desde dia 19 de outubro.

Alguns podem dizer que isso é coisa de país de terceiro mundo e que um dia as coisas mudam. Sim! Um dia mudam, tenho certeza, mas não é problema apenas dos subdesenvolvidos e esse dia de mudança deveria ser hoje. A título de informação, na Inglaterra a diferença é de 14% e as britânicas trabalham de graça desde 09 de novembro.

Acredito muito que não é só uma questão de valorizar menos o sexo feminino, nas empresas. Segundo alguns especialistas, onde há diferença percebe-se um comportamento menos agressivo nas negociações por empregos e pretensões salariais por parte das mulheres.

Mas como dar condições para que a vida seja mais justa com homens e mulheres? Em minha opinião a sociedade precisa se modernizar e nos livramos dos “ismos”. Homens e mulheres podem e devem fazer qualquer função seja em casa ou no trabalho e como teriam mesmas responsabilidades também teriam mesmos direitos.

mulher_no_trabalhoSe homens tivessem, por exemplo, uma licença-paternidade e pudessem ficar mais em casa com o bebê, poderiam cobrar dele também aquilo que só cobram das mães.

Em minha opinião, na medida em que em casa as coisas se tornarem igualitárias, o mercado acompanhará a ideia.

Sei que a questão é muito mais complexa que isso, tantos outros fatores como a criação das mulheres e homem do futuro, que se dá pelo exemplo que se deixa em casa, poderão fazer muita diferença.

Enquanto ainda não temos essa realidade, vou fazendo minha parte educando meus filhos e tratando com respeito e igualdade homens e mulheres que fazem parte de minha vida.

Sobre o Autor

Author
Octavio Fernandes
Analista de Sistemas acabei extrapolando um pouco meus horizontes. Gosto de observar e analisar tudo que vejo, ouço e sinto. Acredito que a vida é muito mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro... a vida é para ser curtida em todos os momentos, até nos mais difícieis! E olha que disso entendo...