Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Home  /  Comportamento  /  Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Dia Mundial do Doador de Medula Óssea

Post type Image 8
set,2016
Author Comment
Blog Post Like
4

Nesse mês celebramos o Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, dia 17 de setembro e gostaria de hoje fazer uma reflexão sobre esse tema.

Já vivi a angústia de precisar de um doador para meu filho e o prazer de ter um doador em casa. Posso dizer que não ter um doador compatível com você ou com alguém que ama é algo aterrorizante.

Mas como garantir que cada um que precise encontre um doador de medula compatível? Não é tão simples. Para isso precisamos de uma amostragem genética que represente bem nossa população, que é bem “misturada”.  As estatísticas sobre essa amostragem são bem confusas e não sabemos se representam a realidade, uma vez que os percentuais de negros, brancos, amarelos e índios são baseados na informação do doador. Na prática vamos vendo que muita gente ainda tem dificuldade de encontrar seu par compatível o que aponta para esse problema.

O importante é que já que somos tão misturados, que tenhamos o máximo de doadores para que as chances de encontrar “pares perfeitos” aumentem e as pessoas não tenham mais que sofrer dessa ansiedade pela busca. Afinal, o procedimento de doação é de certa forma simples. Tão simples que meu filho e herói Arthur fez a doação aos três anos e em três dias já estava dando cambalhotas em casa.

Meu filho guerreiro, o Paulinho, já não está mais aqui entre nós, mas ao menos demos a ele a chance de tentar, de lutar. Todos merecem essa chance e para muitos o resultado é positivo.

Tente pensar como se estivesse no lugar de quem precisa. Dê uma passadinha num hemocentro em sua cidade e se declare doador de medula óssea. Nesse momento só terá que oferecer cinco ml de seu sangue para uma pesquisa genética e caso tenha a sorte de ser compatível com alguém poderá ser a chance dessa pessoa de viver mais. Seja esse herói, seja esse anjo!

O infogréfico mostra como é simples doar medula óssea.

O infográfico mostra como é simples doar medula óssea.

 

Queria aproveitar para convidar a todos para um encontro conosco, no sábado dia 17/09/16 às 15:00, no bosque da reitoria do Campus da UFJF (Juiz de Fora/MG), onde faremos um piquenique e falaremos um pouco de amor, doação de medula óssea além de um pouco da vida. Traga uma fruta ou um lanche para partilharmos! Será uma ótima oportunidade para agradecermos pessoalmente a todos vocês pelo que representam em nossas vidas. Iremos recolher alimentos para a Fundação Ricardo Moysés, quem puder leve um litro de leite ou um kg de alimento não perecível.

 

Sobre o Autor

Author
Octavio Fernandes
Analista de Sistemas acabei extrapolando um pouco meus horizontes. Gosto de observar e analisar tudo que vejo, ouço e sinto. Acredito que a vida é muito mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro... a vida é para ser curtida em todos os momentos, até nos mais difícieis! E olha que disso entendo...