Motivação no dia-a-dia

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Motivação no dia-a-dia

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jun,2016
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Constantemente, antes ou durante a execução de algum trabalho ou atividade, nos deparamos com a dificuldade de nos concentrar e até mesmo com a vontade de deixar tudo para outro dia, mas fique tranquilo, você não está cometendo nenhum pecado. É só seu cérebro pedindo um estímulo, uma nova motivação.

A motivação é um estado mental associado à dopamina, um neurotransmissor responsável também por nosso direcionamento e concentração.  Por isso, é interessante conhecer formas de estimular o cérebro, aumentando os níveis de dopamina, e manter o estado de motivação diariamente.

É comum questionamos sobre como nos manter motivados diante dos obstáculos pelos quais temos que passar dia a dia. Bem, não importa o tamanho ou quantos existam pelo caminho, temos que aceita-los e encará-los de frente

  1. Ouça suas músicas preferidas
    Além de ser um ótimo remédio para a alma, apreciar boas músicas anima qualquer um. Se forem daquele cantor (a) ou banda prediletos melhor ainda. Pegue seus discos, CD’s, MP3, celular ou mesmo um rádio e som na caixa!
  2. Mantenha contato com a natureza
    Estar em constante contato com a natureza é uma ótima opção para relaxar e te deixa pronto para começar mais um dia. Mas, há quem pense que demanda um grande investimento como a aquisição de um sítio ou a ida a lugares afastados da cidade. Coisa nenhuma. Uma simples hortinha, vasos de flores ou outras plantas na sua casa ou apartamento já fazem a diferença. Não tem contra-indicação e é recomendável para todas as idades.
  3. Reserve um tempo para si
    A falta de motivação se concretiza por diversas razões, como problemas financeiros, desemprego, uma doença, cansaço etc., que ficam circulando em nossa mente. Por isso, reserve, ao menos, cinco minutos do seu dia para entrar em contato consigo mesmo, ficar em silêncio e refletir sobre o futuro, suas escolhas, seus planos. É essencial.
  4. Sorria, seja mais sociável
    A falta de motivação está totalmente relacionada à falta de satisfação, seja no emprego, no casamento etc. Mesmo que seja difícil, sorrir mais e buscar o contato direto com as pessoas são grandes motivadores. O sorriso é uma troca e fazê-lo à outra pessoa nos dá a sensação de felicidade, liberando substâncias boas para o cérebro, como a dopamina, responsável pela motivação, impulso e foco.
  5. Pratique exercícios
    Atividades físicas simples como caminhar estimulam a produção de dopamina e aumentam a capacidade cerebral. Procure parques, praças etc. próximos a sua residência e pratique! Nos parques a ação é tripla, pois além da atividade você fica em contato com a natureza e consigo mesmo. Não se esqueça de alimentar-se bem.

Nada de deixar para amanhã o que podemos começar hoje.

 “A persistência é o caminho do êxito.” – Charles Chaplin

Sobre o Autor

Author
Ana Carolina Boscaro
Psicóloga. No segmento clínico, de linha psicodramista, terapias individuais e grupais. No segmento organizacional, foco em treinamento e desenvolvimento.