Nem tudo são rosas

Home  /  Saúde  /  Nem tudo são rosas

Nem tudo são rosas

Post type Image 2
out,2015
Author Comment
Blog Post Like
14

Em nosso texto de hoje vamos tentar levar um pouco de informações importantes para as mulheres.

A sensação quando se descobre um câncer é como se o mundo desabasse em nossa cabeça, pelo medo da morte, pelo medo do tratamento, que em geral é muito severo e doloroso ou ainda pelo tanto que afeta nossa autoestima. A sensação que temos é que parece que a doença e seu remédio fazem questão de dizer todo dia o que está se passando, quando olhamos no espelho, quando estamos enjoados ou quando temos que nos afastar de tanta coisa devido às baixas de imunidade.

Mas na maioria dos casos o câncer tem cura e é quase uma regra que para isso o diagnóstico deva­­ ser o mais precoce possível. Estamos iniciando o mês de outubro e queria falar com vocês um pouco da prevenção e do reconhecimento prematuro do câncer de mama.

Autoexame

Autoexame da mama

Não deixem de fazer o autoexame, é muito simples conforme descrito abaixo:

  • Deitada ou no banho, coloque a mão esquerda na nuca e com a mão direita faça movimentos circulares por toda a mama esquerda, repita na mama direita com a mão esquerda.
  • Vá para frente do espelho e observe algum caroço ou anormalidade com as mãos pra baixo, na cintura e pra cima.
  • Esprema o bico do seio para observar se sai alguma secreção. Lembrando que não significa necessariamente a existência de câncer.

O autoexame não substitui a visita a um mastologista que deve ocorrer pelo menos uma vez ao ano para que sejam feitos exames apropriados à faixa etária em que a mulher se encontra.

É importante saber que aproximadamente 80% dos nódulos mamários são benignos segundo o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer – IBCC

Previna-se evitando o aumento de peso após a menopausa, dieta rica em vitamina A, viva em paz, com menos estresse.

Com os conhecimentos atuais é possível fazer detecção precoce, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande chance de sucesso.

Caso estejam enfrentando a doença, não se desesperem ou se apavorem. É importante confiar na cura, fazer o tratamento com precisão e buscar muita informação. Cabelos voltarão a crescer, tudo ficará bem… 😉

Sobre o Autor

Author
Octavio Fernandes
Analista de Sistemas acabei extrapolando um pouco meus horizontes. Gosto de observar e analisar tudo que vejo, ouço e sinto. Acredito que a vida é muito mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro... a vida é para ser curtida em todos os momentos, até nos mais difícieis! E olha que disso entendo...