Um lição em tudo

Home  /  Comportamento  /  Um lição em tudo

Um lição em tudo

Post type Image 15
jul,2016
Author Comment
Blog Post Like
20

Quando era pequena, minha avó paterna, Vovó Didi, nos oferecia muitos livros, revistinhas da Disney e a revista “Seleções” para que lêssemos antes de dormir. E foi assim que conheci o livro “Pollyanna”. Tenho certeza de que muitas meninas da década de 80 já ouviram falar desse livro.

Se bem me lembro, Pollyanna era uma menina pobre e foi morar com a tia muito rica após o falecimento de seu pai, que era missionário. Entretanto, ela havia herdado dele algo muito valioso, além de seus ensinamentos, o tal “jogo do contente”. E é justamente sobre ele minha reflexão de hoje.

“O jogo consiste em procurar extrair algo de bom e positivo em tudo, mesmo nas coisas aparentemente mais desagradáveis.” É mais ou menos como ver o lado bom das coisas, ainda que tudo pareça desabar sobre sua cabeça.

Nós, cristãos que somos, precisamos exercitar esse jogo diariamente, afinal, cremos ou não no poder de Deus?! Ainda que seja muito difícil enxergar algo bom numa doença, por exemplo, precisamos manter o amor, o zelo e a alegria, até mesmo para o bem do paciente.

Paulinho e Arthur

Paulinho e Arthurzico se divertindo…

No caso específico do meu sobrinho Paulinho, diagnosticado com Leucemia aos 3 anos, foi muito difícil aceitar que aquilo estava acontecendo em nossa família. Claro que primeiro nos revoltamos, mas nunca deixamos de crer que Deus poderia curá-lo, como, de fato, aconteceu. E sabe o que extraímos de bom disso tudo?
– a família a cada dia mais unida;
– inúmeras pessoas que se colocaram a rezar por ele, de diversos lugares e sem ao menos conhecê-lo;
– a solidariedade de muitos em nos ajudar nas campanhas;
– o aumento do número de doadores de sangue e do número de cadastros de doadores de medula;
– a grande família virtual que se formou;
– a corrente do bem em prol das crianças com câncer;
– o tratamento do Paulinho ser realizado em um ótimo hospital.
Ufa! Quanta coisa, né?!

Então, mesmo que estejamos passando por situações terríveis, precisamos lembrar que nossa alegria está em Cristo, e ter fé que no final tudo dará certo. Exercitar o tal Jogo do Contente, é uma das melhores formas de não ser deixar abater pelas adversidades. E aí, já pensou no que de bom te aconteceu hoje?

Sobre o Autor

Author
Mônica Fernandes
Fatos cotidianos, histórias interessantes e lembranças a partir da percepção de Mônica Fernandes, conhecida por seus trabalhos de mobilização por bens comuns.