Uma Lição Olímpica

Home  /  Comportamento  /  Uma Lição Olímpica

Uma Lição Olímpica

Post type Image 23
ago,2016
Author Comment
Blog Post Like
12

Passamos alguns meses ouvindo que as olimpíadas seriam um fiasco, que o Rio de Janeiro não estava preparado para um evento desse porte. Pois é, os jogos vieram, foram e tudo deu certo. Não que o “Estado” estivesse pronto, ou que tivesse feito sua parte com louvor. O Povo sim mostrou que estava pronto, não só do RJ, mas de todo Brasil através dos voluntários.

Símbolo Olimpíadas Rio 2016

Estive a trabalho no Rio durante os jogos e percebi que a violência estava ali, como sempre esteve, o trânsito estava um caos, tornando desesperador até mesmo pequenos deslocamentos. Os serviços de saúde, educação e os demais fornecidos pelo Estado continuaram precários, beirando o absurdo. Mas o brasileiro é um povo incrível e fez mais que sua parte. A energia e amor com que lidaram com tudo isso foram incríveis e fez com que a olimpíada fosse um sucesso.

Muitos questionaram a torcida, ou a educação dos torcedores. Esses questionamentos só mostraram que temos alguns problemas que não são difíceis de resolver. Se não sabem torcer, talvez seja pela falta de incentivo ao esporte para que o povo possa conhecer suas regras, a necessidade de concentração dos atletas. Falta de um modo geral incentivo à prática de esportes nas escolas (fora futebol), ou melhor, falta de tudo nas escolas públicas, com raras exceções.

Esse grande evento nos trouxe grande lição, vimos que basta dar oportunidade a esses atletas para que possam superar barreiras incríveis, mesmo sem grandes recursos tecnológicos. Já imaginaram o que esses atletas poderiam fazer com maiores recursos?

O grande legado das Olimpíadas é mostrar ao povo que somos muito fortes e capazes. Que precisamos colocar contra parede aqueles que não nos deixam crescer e que roubam nossas oportunidades. Que tal aproveitar que estamos em período eleitoral e mostrar que aprendemos alguma coisa? Aproveitem para repensar o que querem para o futuro. Não tenham preconceito de votar em alguém por “não ter chance”, “por não ser um político de expressão”. É hora de pensar em dar oportunidade às melhores ideias e lembrar-se de cobrar depois que sejam postas em prática.

Parabéns ao povo pela demonstração da capacidade de se organizar e fazer um lindo evento!

 

Sobre o Autor

Author
Octavio Fernandes
Analista de Sistemas acabei extrapolando um pouco meus horizontes. Gosto de observar e analisar tudo que vejo, ouço e sinto. Acredito que a vida é muito mais que estudar, trabalhar, ganhar dinheiro... a vida é para ser curtida em todos os momentos, até nos mais difícieis! E olha que disso entendo...